Em Foco

A Aprosoja participa a partir deste domingo (24) na cidade de Saskatoon, no Canadá, da 14ª edição do Diálogo Internacional de Produtores de Oleaginosas (IOPD – sigla em inglês). O encontro reúne os principais países produtores e exportadores de oleaginosas, tais como Estados Unidos, Argentina, União Europeia, Brasil, China e Índia. O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, o conselheiro do Fundo de Apoio à Cultura da Soja (FACS), Ricardo Tomczyk e o diretor executivo da entidade, Marcelo Duarte Monteiro são os representantes da soja brasileira no evento.

O IOPD é realizado a cada dois anos e o último ocorreu no Brasil, no Rio de Janeiro. O objetivo é debater oportunidades em comum entre estes produtores, tais como desenvolvimento de novos mercados, expansão dos biocombustíveis, produção sustentável, entre outros temas importantes para estas cadeias.

“Buscamos trocar informações e discutir os rumos futuros da produção de óleo, cada país tem a oportunidade de apresentar os desafios e como está trabalhando para o incremento da oferta de oleaginosas. No caso do Brasil iremos destacar como estamos avançando com relação a produção sustentável de soja”, destacou Glauber Silveira.

O presidente da Aprosoja disse ainda que o tema dos biocombustíveis será um dos assuntos debatidos no IOPD. “O Brasil é um dos principais produtores de biodiesel do mundo, combustível que é produzido a partir de óleos vegetais, sendo que no país aproximadamente 80% do nosso biodiesel é a base de óleo de soja e isso tem impactado consideravelmente na rentabilidade do produtor”.

As principais fontes de óleo vegetal em ordem de produção no mundo são: palma, soja, canola, girassol, caroço de algodão, amendoim, coco.

Veja mais